Experiências de uso das TIC

 


Nos primeiros tempos de utilização do Magalhães, é natural que os professores se deparem com muitas situações imprevistas, sintam algumas dúvidas e incertezas, tanto em termos de organização do trabalho, como também em relação à planificação de propostas de trabalho pertinentes que realmente apoiem o desenvolvimento de competências dos alunos e sirvam de suporte às suas aprendizagens nas várias áreas curriculares.
 
Apesar de, aparentemente, o computador se apresentar como uma fonte de motivação para os alunos, se não existir por parte do professor propostas interessantes e envolventes, o Magalhães só por si, não faz milagres e, a maior parte dos alunos tenderá a utilizá-los com uma finalidade maioritariamente lúdica.
 
Além do esforço individual (e muitas vezes solitário) de cada professor para encontrar propostas significativas de trabalho com os computadores na sala de aula, poderá ser muito enriquecedora a aposta no trabalho colaborativo e de partilha entre colegas da escola ou do agrupamento, tanto na área de organização da sala de aula como na planificação de aulas com suporte das TIC.

Esse trabalho conjunto pode ocorrer em sessões presenciais mas também à distância, envolvendo a utilização de uma plataforma (por exemplo, o MOODLE) onde poderá haver uma disciplina que agregue e coloque em comunicação os professores interessados no desenvolvimento e partilha de materiais e recursos.
 
Uma forma de alimentar a imaginação e ajudar a pensar no que fazer com os computadores na sala de aula poderám ser o contacto e a análise de algumas das inúmeras experiências que já têm visibilidade na Internet. Este é o caso de muitos blogues e sítios criados por professores do 1.º ciclo que deixam transparecer as actividades que realizam com os seus alunos na escola e que poderão constituir uma fonte imensa de ideias.
 
blogues dinamizados por professores que são autênticos diários de turma ou de actividades desenvolvidas com alunos do 1º ciclo. Em geral, incluem relatos de actividades, experiências, visitas de estudo e mostram muitos trabalhos realizados na sala de aula ou em outros espaços da escola, quer individualmente, quer em grupo. Outros reflectem ideias e opiniões dos professores sobre a utilização das TIC na sala de aula. Eis alguns exemplos:

Um sonho infeliz
 
Aprender é crescer
 
Os gafanhotos de São facundo

Ventos a mudar
 
Magníficos
 
Estrelas da Chã
 
Bairro Alentejano - Turma do 4.º ano - 2008/2009
 
N@vespacial
 
No Centro de Recursos da Escola Básica Integrada Dr. Joaquim de Barros
 
livro a livro
 
Histórias de Quadro e Giz
 
Alunos, Computadores e Aprendizagens